Blog

Contaminação de rios por antibióticos pode causar resistência de bactérias ao meio ambiente.​

Contaminação por antibióticos em rios aumenta a resistência de bactérias ao meio ambiente.

Cientistas da Universidade de York, localizada na Inglaterra,   identificaram a presença de 14 tipos de antibióticos em 711 amostras coletadas em 72 países nos cinco continentes. Em todos os continentes foram encontrados traços de pelo menos um medicamento em 65% de todas as amostras estudadas.

a coleta era realizada em uma ponte ou píer, que com ajuda de um balde os cientistas coletavam um pouco de água como amostras cuidadosamente filtravam, congelavam e depois encaminhavam por correio aéreo para o Reino Unido onde ocorreu à análise das mesmas.

Como ocorre a contaminação dos rios

O excesso dos antibióticos que o no organismo não absorve é excretado na urina e atinge o sistema de esgoto. Em alguns países desenvolvidos o esgoto passar por um tratamento para diminuir a carga de antibióticos que compõem, porém não conseguem eliminar totalmente esse esgoto.

Em países que não tem esse tipo de tratamento, os antibióticos atingem rios e córregos de forma mais direta. As concentrações de antibióticos foram encontradas em quantidades elevadas em locais sem o tratamento especifico para antibióticos, em rios próximos de aterros sanitários e em locais onde o esgoto não possui nenhum tratamento até os rios

Tipos de Antibióticos encontrados nos rios

O antibiótico metronidazol usado normalmente para infecções cutâneas e orais em um rio de Bangladesh, estavam 300 vezes acima do limite considerado “seguro” para o meio ambiente. No segundo rio mais longo da Europa o Danúbio, os pesquisadores encontraram sete tipos diferentes de antibióticos. Entres acharam a claritromicina, utilizado para tratar infecções do trato respiratório, com concentrações quatro vezes acima dos níveis recomentados.

Consequências da contaminação

As bactérias são boas em substituir seus genes, conseguindo evoluir rapidamente em resposta a uma ameaça, como um antibiótico. Mesmo em pequenas quantidades de antibióticos os efeitos são graves para o desenvolvimento da resistência bacteriana. É necessário mais estudos para entender a evolução da resistência aos antibióticos. Mas a necessidade do momento é encontrar uma solução para evitar a chegada dos antibióticos nos rios, pois os possíveis efeitos à saúde humana são extremamente sérios, com a evolução das bactérias os antibióticos não teriam mais o seu potencial e infecções simples poderia levar a morte.

Referências Bibliográficas

Mary E Wilson, MD, A vida após a morte dos antibióticos, Journal of Travel Medicine, Volume 27, Issue 1, January 2020. https://doi.org/10.1093/jtm/taz102

Borunda A. A primeira análise global encontra a maioria dos rios inundados com antibióticos. National Geographic, 29 de maio de 2019. 2019. https://www.nationalgeographic.com/environment/2019/05/hundreds-of-worlds-rivers-contain-dangerous-levels-antibiotics/

Laila Lucyane Ferreira de Moraes
Últimos posts por Laila Lucyane Ferreira de Moraes (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *