Coronavírus

Orientações para Prevenção do Coronavírus

Orientações para Prevenção do Coronavírus

Segundo orientações divulgadas pela Ministério da Saúde (MS), existem algumas medidas preventivas que devem ser seguidas para impedir a auto contaminação / disseminação do coronavírus. Evitar regiões de grande movimentação como às capitais Rio de Janeiro e São Paulo já registram caso de transmissão.

“Não há uma regra única para todo o país. Cada região deve avaliar com as autoridades locais o que se deve fazer caso a caso. Neste momento, nós não temos o Brasil inteiro na mesma situação, por isso é importante analisar o cenário de casos e possíveis riscos”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira.

Sendo um vírus respiratório o Coronavírus eles se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, objetos de constante contato como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão, devem ser desinfetados o tempo todo. O uso de mascaras, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis se tornou indispensável para auxiliar na propagação do vírus.

Como mostra a ilustração criada pela Prefeitura de São Paulo, veja as indicações para lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, a todo momento.

Além de agua e sabão, também é recomendado a utilização de álcool em gel 70% que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

Para evitar aglomerações em locais de possível contaminação, o MS oferece diversos canais de atendimento à distância para as pessoas que quiserem saber sobre sinais e sintomas do coronavírus.

Com os serviços do TeleSUS, por telefone, ligando para o Disque Saúde 136; pelo Chatbot, disponível na página do Ministério da Saúde na internet (www.saude.gov.br); ou baixando o aplicativo Coronavírus SUS gratuitamente, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e até se consultar com um profissional de saúde.

Sua criação aconteceu no dia 01 de abril e até o dia 14 de abril, foram atendidas 5,7 milhões de pessoas através do serviços do TeleSUS. Dessas avaliações 92,5% foram considerados saudáveis, 4,1% baixo risco, 1% risco moderado e 2,4% de risco alto (Fonte: Ministério da Saúde)

Referências Bibliográficas

Monteiro, Natália; Aquino, Vanessa; Pacheco, Sílvia; Scheneiders, Luísa. Saúde anuncia orientações para evitar a disseminação do coronavírus. Postado em: 13 de Março de 2020, disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus

Oliveira, Tinna, Mais de 2 milhões de pessoas já utilizaram os serviços do TeleSUS. Postado em: 14 de abril de 2020, disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46734-teleatendimento-mais-de-2-milhoes-de-pessoas-ja-utilizaram-os-servicos-do-telesus

Douglas Gustavo Tenório da Silva
Últimos posts por Douglas Gustavo Tenório da Silva (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *