Blog

Empresa: como ter um consumo sustentável de água?

Você sabia que a água representa 70% de todo o Planeta Terra? Disso, 97% dela pertence aos mares, sendo imprópria para o consumo. Dos 3% restantes, apenas 0,04% da água doce está disponível para o consumo, sendo distribuída em todos os recursos hidrográficos, como rios e mangues, ao redor do mundo. Por isso, é necessário o seu uso responsável, principalmente no âmbito empresarial, influenciando os trabalhadores e os clientes a criar um ambiente sustentável. 

As empresas que colocam o Planeta Terra em primeiro plano por questões de sustentabilidade, além de terem uma vantagem competitiva no mercado, também economizam recursos importantes que podem ser usados ​​em outros projetos devido à percepção positiva dos consumidores.

Todas essas influências certamente se refletem no meio ambiente, mas também produzem mudanças positivas no posicionamento da marca no mercado e afetam principalmente o pensamento ecológico de colaboradores e comunidades. Aqui vão algumas dicas para você tornar a sua empresa uma consumidora sustentável de água.

1. Conscientize sua equipe

Se você quiser economizar água, você terá que contar com a ajuda de seus colaboradores. Por isso, é importante conscientizar funcionários que sua empresa é ambientalmente responsável e que atitudes coerentes são valorizadas. Pode ser feito por meio de cartazes, palestras, treinamentos e comunicados pontuais.

2. Substitua torneiras comuns por temporizadas

As temporizadas cortam a vazão com suas molas, diferentemente das regulares que são fechadas manualmente, reguladas de acordo com o tempo desejado de abertura.

3. Utilize descargas ecológicas

Elas possuem dois tipos de acionamento, um maior e um menor, que fazem a higienização completa e simples, respectivamente. Em média, a economia de água gira em torno de 25% com as descargas ecológicas.

4. Estabeleça metas de redução

Uma boa escolha é determinar a meta de redução do consumo, até mesmo oferecer algum tipo de bônus ou recompensa. Esta é uma forma de aumentar a conscientização e mostrar valores e metas aos funcionários, além de reduzir despesas.

5. Faça manutenções

Análises sobre as instalações são necessárias para prevenir vazamentos desnecessários, além de ser mais compatível economicamente e de maneira simultânea com o meio ambiente por gastar menos água.

Espero que você tenha gostado e achado as dicas proveitosas. É importante, acima de tudo, prezar não só pelo individual mas sim no coletivo, pensando em como as boas ações podem beneficiar a sociedade. 

Referências bibliográficas

SAVEH. A disponibilidade de água no mundo e no Brasil. [S. l.], 2016. Disponível em: https://bit.ly/savehambev . Acesso em: 11 ago. 2020.

LIMA, Higor. Economia de Água nas Empresas: Ideias para Mudar Hábitos e Incentivar Colaboradores. In: Economia de Água nas Empresas : Ideias para Mudar Hábitos e Incentivar Colaboradores. [S. l.], 11 mar. 2020. Disponível em: https://bit.ly/economiadeaguanasempresas . Acesso em: 11 ago. 2020.

SEBRAE SP. Dicas e oportunidades para seu negócio: Gestão inteligente da água. Dicas e oportunidades para seu negócio: Gestão inteligente da água, [S. l.], p. 1-7, 16 abr. 2015. Disponível em: https://bit.ly/gestaointeligenteagua . Acesso em: 11 ago. 2020.

Ana Clara Arguelhes Pedrazzoli
Últimos posts por Ana Clara Arguelhes Pedrazzoli (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *