Blog

Educação ambiental em ambientes não formais de ensino da Baixada Santista​

Educação ambiental em ambientes não formais de ensino da Baixada Santista

Prefeitura de Forquilhinha/SC

Educação ambiental, segundo a Política Nacional do Meio Ambiente (1999), estimula a compreensão integrada do meio ambiente e suas múltiplas relações com o homem, tendo como objetivo promover o senso crítico acerca das problemáticas ambientais e sociais do indivíduo em sua comunidade e com o mundo. O ensino de educação ambiental está provido por lei  (Lei nº 9795/1999, Art 1º) dos ensinos formais e não formais, promovendo assim a sensibilização e conscientização acerca das problemáticas ambientais.

Dentro do ensino formal (Instituição de ensino público ou privado) o tema se encontra nas grades curriculares desde a educação básica até o ensino superior. A educação não formal foge das grades curriculares, elas se encontram nos museus, nos parques, nas exposições e feiras de ciências. Segundo Souza (2014), os espaços não formais de ensino auxiliam no processo de ensino aprendizagem do aluno, proporcionando experiências que ultrapassam os muros das escolas.

Blogspot
Museu de Pesca de Santos

E na Baixada Santista há diversos lugares onde é possível realizar ações de educação ambiental, seja por meio de monitoria oferecida através dos guias dos parques, ou através de cursos, palestras e espaços de discussões. Abaixo indicamos alguns lugares para que você possa sugerir para sua Escola ou Universidade, ir com amigos e familiares ou apenas ir sozinho e aproveitar para entender um pouco mais sobre os temas que cercam a educação ambiental.

 1. Zoológico de São Vicente 

O Parque Ecológico de Voturuá oferece monitoria com os estagiários do local, onde irão abordar sobre a alimentação de cada animal e suas peculiaridades. O Parque está localizada na Rua: Dona Anita Costa, s/n – Vila Voturuá – São Vicente/SP. Telefone (13) 3561-5101

Retirado no instagram do Zoológico de São Vicente

2. Aquário de Peruíbe

O Aquário de Peruíbe possui tanques de animais exóticos e nativos, além de um pequeno museu de tubarões. É realizado um trabalho de conscientização ambiental sobre a conservação, além de possuir um auditório onde acontece palestras e discussões acerca do tema. Está localizado na Avenida: Governador Mario Covas Jr., 205 (Avenida da Praia). Telefone (13) 3453-1568

Prefeitura de Peruíbe

3. Jardim Botânico de Santos 

Jardim Botânico ”Chico Mendes” tem o intuito de preservar espécies da flora nativa e exótica, sendo possível realizar visitas monitoradas pelo espaço, além de possuir cursos e eventos acerca do tema de educação ambiental e jardinagem durante o ano. Está localizada na Rua: João Fracolli, s/n – Bom Retiro – Santos/SP. Telefone: (13) 3203 – 2905. 

Diário do Litoral - Jardim Botânico de Santos

 

4. Aquário do Guarujá – ”Acqua Mundo”

O aquário possui uma ampla representação de animais exóticos e nativos de animais aquáticos e terrestres, como por exemplo iguanas. Há programações diárias da alimentação dos animais, além de oferecer mergulhos interativos e ações de educação ambiental. Está localizado na Avenida: Miguel Stéfano, 2001 – Enseada – Guarujá/SP. Telefone: (13) 3398-3000

Acqua Mundo

Referências Bibliográficas

BIACONI, L.M., CARUSO, F. Apresentação Educação Não Formal. Ciência e Cultura. vol 57. nº 4. São Paulo. Oct/Dez. 2005.

BRASIL. Lei nº 9795, de 25 de Abril de 1999. Aprova a Políticas Nacional  de Educação Ambiental. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm . Acesso em 20 de Agosto de 2020.

SOUZA, A.A. Espaços não formais de Ensino: Feira de Astronomia e Divulgação Científica. Revista Alagoana de Ensino de Ciências. vol 3, nº 2. Dezembro. 2014.

Natalia Pertusi
Últimos posts por Natalia Pertusi (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *