Blog

Como surgiu a ciência?

Como surgiu a ciência?

As ciências que compõem a biologia não são recentes, e vêm sendo desenvolvidas há um longo período de tempo. Mesmo não sendo chamada pelo mesmo nome ao qual é designado hoje em dia, a biologia faz parte da existência e suas descobertas permitem que a sociedade tenha o desenvolvimento e o conhecimento que possui nos momentos atuais. Um dos primeiros registros do estudo da ciência está presente nos povos da Mesopotâmia, que realizavam estudos sobre o corpo humano – fisiologia, histologia e anatomia –, mas também sobre ervas, que utilizavam para produzir remédios, tais como o alho, a canela e a oliva. Os povos egípcios também tiveram descobertas que nutriram os conhecimentos da ciência. Eles determinaram a classificação do corpo humano, que foi separado pela primeira vez em cabeça, tronco e membros. Vale ressaltar que esses conhecimentos foram a base para os avanços futuros, através de estudiosos da Grécia Antiga

Fonte: hypescience.com

Nesta, o filósofo Aristóteles, conhecido como “Pai da zoologia”, foi responsável obras que catalogam cerca de 500 amostras de plantas e animais. O mesmo afirmava que o conhecimento da Natureza era uma tarefa de grande relevância para a humanidade.A partir de então, houveram uma sucessão de descobertas que deram destaque para a ciência. Por exemplo, o cientista Hans Janssen e seu filho, Zacharias Janssen, criaram em 1591 o primeiro microscópio que tinha como fonte, a luz solar.

 Outro cientista notável foi Carl Von Linné, que em 1735, trouxe a ideia de classificação dos seres vivos à comunidade científica, criando um sistema denominado taxonomia. Outros pesquisadores, mais famosos, são Charles Darwin, idealizador da teoria da evolução das espécies, em 1859, e Gregor Mendel, que utilizou ervilhas em suas experimentações, e demonstrou a manifestação das características hereditárias (1866).

E dentre as mulheres mais ilustres na ciência e mundialmente conhecida, destaca-se Rosalind Franklin, que em 1952 conseguiu obter fortes indícios que estrutura da molécula de DNA, o que seria confirmado em 1953 pelos cientistas Francis Crick e James Watson.

Referências Bibliográficas

http://www.projetos.unijui.edu.br/moeducitec/moeducitec/principal/90.pdf. Acesso em: 31/08/2020.

https://veja.abril.com.br/ciencia/7-vezes-em-que-os-biologos-fizeram-historia. Acesso em: 31/08/2020.

http://bibliotecadigital.sedis.ufrn.br/pdf/biologia/Hist_Bio_LIVRO_IVA_WEB_071112.pdf. Acesso em: 31/8/2020.

Evelyn Caroline Vicente Mendes
Últimos posts por Evelyn Caroline Vicente Mendes (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *